10 de jun. de 2011

Uma nova forma de democracia

No texto “Os pilares estruturais das comunicações contemporâneas” de Othon Jambeiro somos levados a refletir sobre os motivos que favoreceram as transformações proporcionadas por uma tecnologia cada vez mais complexa e concentrada nas mãos de poucas corporações, nada democráticas, no sentido que conhecemos. A globalização é um conceito que está sendo continuamente trabalhado, na mente das populações, pela propaganda das elites que controlam a economia e os meios de comunicação de massa dos países ditos “desenvolvidos” (consequentemente, dos que controlam a política mundial).


Os cientistas são cooptados pelas corporações, em verdadeiros leilões pelas melhores mentes, incentivados por bolsas ao serem detectados, já no ensino médio, com o intuito de concentrar o controle tecnológico nas mãos de poucos e vender seus produtos ao preço que quiserem, pela simples falta de concorrência. Entretanto, o fenômeno da Web 2.0 (onde o usuário também produz conteúdo) funciona como um tiro no pé dado por essas elites sem nome, sem rosto e sem escrúpulos.

A comunicação sem fronteiras é o desejo de todo grupo, minimamente, organizado: logo, democratizar o acesso à internet e a troca de informação por redes é dar ferramenta para a criação de mentes cada vez mais críticas, em qualquer lugar do mundo. O que pode ser muito ruim para os governos estabelecidos sem a participação democrática (como nas recentes crises do Oriente Médio) ou para políticas econômicas que privilegiam, excessivamente, uma pequena parcela da população. Os jovens espanhóis do 15M, que lutam por empregos e mais qualidade de vida, contagiaram a Europa com o movimento “Indignados”, em um décimo do tempo que os “rebeldes” de 1968. Graças à internet.

O jovem brasileiro precisa seguir o exemplo e começar a lutar por maior e melhor acesso à educação para todos, senão corremos o risco de nos tornarmos um enorme país de tecnólogos a serviço do “gringo” que pagar melhor. Afinal, temos que sustentar nosso vício em carnaval, futebol e cerveja!

Denise Homem

http://abciber.org/publicacoes/livro1/textos/os-pilares-estruturais-das-comunicacoes-contemporaneas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário